O que é ESG e como investir na sustentabilidade digital?

A sustentabilidade digital é, atualmente, uma das principais iniciativas para o futuro da nossa sociedade. A união de tecnologias com estratégias para preservar o meio ambiente nas últimas décadas, passou de uma ideia para se tornar uma necessidade.

ESG

ESG

Nesse sentido, a BF Digital Search resolveu falar um pouco neste texto, sobre uma das principais iniciativas para preservação natural quando se trata de empresas: ESG. Confira!

O que é ESG?

É difícil falar de ESG ou sustentabilidade digital sem entender que ela não tem um significado isolado, mas, sim, é composta por três pilares: econômico, ambiental e social — também conhecido informalmente em inglês como “Profits, Planet and People”, ou “Enviromental, Social and Governance”, ao pé da letra. Essas três letras são o próximo passo para os processos de transformação digital, que estavam inicialmente focados em desenvolver ou modificar aspectos já existentes de cultura, experiência do cliente e dos negócios ideais.

Por que é importante implementá-la no negócio?

A BF Digital Search acredita que ter modelos de negócios alinhados às questões ambientais, sociais e de governança vislumbra um compromisso entre a comunidade, o meio ambiente e a empresa, construindo pontes para potencializar impactos. Implementar ESG como guia é uma forma de avaliar o desempenho da empresa em questões de impacto ambiental e social com seus colaboradores internos e terceiros, bem como com a comunidade, a governança, trazendo mais transparência e ética. Além disso, é uma forma de se alinhar com práticas que proporcionarão mais rentabilidade e compromisso com a sociedade, melhorando a reputação perante o mercado e os consumidores.

Quais são os exemplos de sustentabilidade digital?

Ao longo dos anos, as práticas de ESG se estruturaram e evoluíram para desenvolver ferramentas interessantes para controlar e diminuir o impacto de outras tecnologias. Alguns exemplos que nós da BF Digital Search podemos citar são:

Smart energy:

Por meio de análises de dados e técnicas de machine learning aplicadas aos dados gerados pelas indústrias de energia, podemos criar modelos de consumo e otimização para transformar a forma como a energia é produzida, transportada e consumida. Isso gera e fornece uma energia mais limpa e eficiente, o que, por sua vez, tem impacto direto na redução dos níveis de CO2;

Economia Circular:

Por meio da digitalização da jornada de um produto, podemos otimizar a redução de resíduos, aumentar a reciclagem e fornecer opções para reutilizar, reparar e reciclar.

Digitalização:

Ao gerar uma versão “digital” de um produto e/ou serviço, podemos ajudar a reduzir a energia e o material necessário;