Google diz para não se preocupar com pequenas flutuações

BF Digital Search > SEO > Google diz para não se preocupar com pequenas flutuações

Você como profissional de marketing e que é responsável pelo tráfego orgânico de um site já se deparou com pequenas flutuações de cliques, impressões, CTR e posicionamento, através do Google Search Console, estou certo?

Mesmo você não tendo feito nenhuma modificação em seu site, essas oscilações são mais frequentes do que você pensa e vamos te mostrar o porquê.

Vem com a gente!

O Google, caso você não saiba, possui uma série de vídeos batizada de ‘Ask Googlebot’ e em sua última publicação foi explicado por quê os gráficos do Google Search Console flutuam quando nenhuma alteração é feita em um site.

No vídeo, o responsável pela pesquisa do Google, John Mueller, diz que é normal que os gráficos do Search Console subam e desçam até certo ponto, independente das atualizações do site.

As flutuações não são uma causa imediata de preocupação, embora existam fatores a serem observados que podem indicar que há um problema.

Veja por que os gráficos flutuam no Google Search Console quando um site não foi atualizado e como saber quando há um problema a ser resolvido.

Por que os gráficos flutuam no Google Search Console

Se seus dados do Search Console estão subindo e descendo e você não atualiza seu site há algum tempo, o que está vendo provavelmente é normal.

Todas as partes móveis da Pesquisa Google podem causar pequenas diferenças nos dados se até mesmo um componente for alterado de um dia para outro.

Se o Google rastrear seu site de um data center diferente hoje do que fez ontem, isso poderá ter um impacto perceptível no Search Console, mesmo que nada tenha mudado do seu lado.

John Mueller afirmou o seguinte:

“A Pesquisa do Google inclui muitos sistemas incrivelmente complexos e interconectados. Mesmo pequenas mudanças em um lado podem ter um efeito surpreendentemente visível. Essas mudanças tendem a se equilibrar em geral. Mas ao olhar para as partes individuais, elas ainda podem ser perceptíveis.

Por exemplo, se o rastreamento de um data center for minuciosamente mais rápido que o normal, isso poderá causar alterações no conteúdo que temos disponível para indexação. E, por sua vez, o conteúdo mostrado nos resultados da pesquisa.”

Há também a possibilidade de seu site receber tráfego de outras fontes que não o Google. Isso pode afetar determinados conjuntos de dados no Search Console.

Mueller acrescentou:

“Ou talvez você escreva um post de mídia social perspicaz que de repente se torne importante e nosso sistema esteja um pouco mais focado nisso. De qualquer forma, tudo isso pode causar flutuações nas paradas.”

Quando agir nas flutuações de dados do Search Console

Não vale a pena se preocupar com pequenas mudanças nos dados, disse Mueller.

O que você deve observar são as tendências, como uma mudança contínua na direção do gráfico. Fique atento também aos grandes picos que são muito fora do comum.

Mueller continua:

“O que você pode fazer quando vê os gráficos flutuando assim? Em primeiro lugar, não se preocupe com as pequenas mudanças. Estes são normais para qualquer site. As coisas sobem um pouco, as coisas caem um pouco, tudo bem.

Em segundo lugar, fique atento às tendências. O gráfico foi continuamente dirigido em uma direção ao longo de algumas semanas? Então, isso geralmente é um sinal de mudanças mais amplas em geral.

Cuidado com grandes picos, quando os gráficos mudam significativamente em um curto período, o que pode ser um sinal de uma mudança séria. Pode ser uma boa mudança, mas eu recomendo que você verifique novamente.”

Em suma — pequenas flutuações ao longo do tempo são normais.

Provavelmente não há problemas a serem resolvidos, a menos que a mudança se transforme em uma tendência ampla ou tenha havido um pico ou queda substancial.

Veja o vídeo completo do Google abaixo:

Deixe seu comentário