A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para e-commerce não se limita a palavras-chave genéricas. Você pode usá-lo para ranquear todos os tipos de palavras-chave, incluindo nomes de produtos.
De acordo com um estudo realizado pela Opinion Box, 93% dos brasileiros fazem alguma busca online de informações sobre um determinado produto antes de realizar a compra.
Eles podem pesquisar o nome de um produto para saber mais sobre ele. Ao ranquear sua loja de comércio eletrônico por nomes de produtos, você pode alcançar esses compradores on-line.
No artigo de hoje vamos compartilhar 6 dicas de SEO para e-commerce para você ranquear melhor as páginas de produto da sua loja online.
O que você irá saber neste artigo:
Crie URLs com nomes de produtos
A criação de URLs de páginas de produtos com os nomes de seus respectivos produtos levará a melhores classificações. Em 2016, John Mueller, do Google, disse que o uso de palavras-chave em URLs é um pequeno fator de classificação.
As páginas que apresentam uma palavra-chave específica em seu URL têm mais chances de classificação no Google para essa palavra-chave.
Os nomes dos produtos são palavras-chave. Cada página de produto deve ter um URL que reflita o nome do produto anunciado. Você não precisa incluir nenhuma outra palavra-chave neles, seus respectivos nomes, por si só devem ser suficientes ao criar URLs.
Otimize fotos de produtos com nomes
Otimizar fotos de produtos com seus nomes pode ajudá-lo a classificá-los. Fotos de produtos são arquivos de computador baseados em imagens. Independentemente do formato específico, você pode personalizar os nomes dos arquivos como todos os outros arquivos de computador.
Os nomes dos arquivos de fotos de produtos devem apresentar os nomes dos produtos descritos. À medida que os mecanismos de pesquisa verificam os nomes dos arquivos, eles verão os nomes dos produtos.
Por exemplo, é comum pequenos e-commerces não possuírem uma pessoa dedicada que ficará responsável pelas fotos dos produtos e por vezes realizam o upload em suas lojas online sem um tratamento adequado e o nome desses arquivos é um desses tratamentos.
Por vezes pela alta demanda, realizam a publicação dessas imagens com nomes que não representam especificamente o produto, por exemplo cadastram a imagem com o nome do código de cadastro do produto em sua loja online.
Ex: imagem-567433891.png
Supondo que esta imagem seja um tênis da marca nike, os motores de busca possuem tecnologia suficiente para entender a imagem, porém é preferível otimizar o nome dessa imagem como:
Ex: tênis-nike-air-zoom-branco-feminino
Desta forma os motores de busca consegue realizar a interpretação sem muito esforço, além de ranquear melhor sua imagem de produto no Google imagens por exemplo, existem outros benefícios para tal otimização.
Além dos nomes dos arquivos, você pode personalizar as tags de texto alternativo (mais conhecidas como tag alt) das fotos do produto. As tags de texto alternativo são usadas para criar descrições em formato de texto para imagens.
Os compradores on-line que usam software de leitura de página a partir dos textos contidos nela podem ouvi-los. O software de leitura de texto para fala analisará as tags de texto alternativo, após as reproduzirá em voz alta através do sistema de alto-falante do computador ou do dispositivo.
Embora a maioria dos compradores on-line e outros visitantes não vejam as tags de texto alternativo, os mecanismos de pesquisa as verão. Eles usam tags de texto alternativo para classificações em seus resultados de pesquisa.
Para cada foto do produto, crie uma tag de texto alternativo personalizada que inclua o nome do produto representado. Você pode mencionar outros detalhes sobre o produto, mas certifique-se de que a tag de texto alternativo inclua seu respectivo nome.
Incluir nomes de produtos no início das meta tags de título
Ao criar meta tags de título para páginas de produtos, não se esqueça de incluir os nomes dos produtos. Meta tags de título são usadas para criar títulos para páginas da web. Quando os compradores on-line carregam uma página de produto, eles verão sua meta tag de título em seu navegador.
Os mecanismos de pesquisa também podem veicular meta tags de título em listagens orgânicas para páginas de produtos.
Cada página de produto deve ter uma meta tag de título exclusiva. Para ranquear os nomes dos produtos, inclua-os no início dessas tags. Você pode criar meta tags de título usando apenas nomes de produtos.
Dito isso, as listagens orgânicas têm um comprimento máximo de cerca de 60 caracteres para o meta-título. Se um nome de produto exceder esse limite, apenas parte dele será exibida. Portanto, pode ser necessário usar nomes abreviados em meta tags de título para alguns produtos.
Enfatize os nomes dos produtos nas descrições
Não se esqueça de enfatizar os nomes dos produtos nas descrições. Descrições, é claro, são peças de marketing de conteúdo que descrevem os produtos em sua loja de comércio eletrônico. Cada página de produto requer uma descrição. Os compradores lerão a descrição para saber mais sobre os benefícios e recursos do produto, não economize nas informações pois elas também ajudam sua página de produto a converter mais.
Os mecanismos de pesquisa também lêem as descrições dos produtos. Embora eles não os leiam para tomar decisões de compra, os mecanismos de pesquisa lêem as descrições dos produtos para classificações. Você pode enfatizar os nomes dos produtos nas descrições incluindo-os nas tags H1 e H2 e formatando-os em negrito ou itálico.
Título, negrito e itálico significam importância. Palavras-chave envolvidas em qualquer uma dessas tags são consideradas mais importantes do que palavras-chave de texto simples. Eles se destacarão das palavras-chave de texto simples, portanto, os mecanismos de pesquisa as consideram mais importantes.
Você pode enfatizar os nomes dos produtos nas descrições usando tags de cabeçalho (h1, h2, h3…), negrito ou itálico.
Crie links com nomes de produtos em texto âncora
A criação de links pode ajudá-lo a ranquear os nomes dos produtos. Basta incluir os nomes dos produtos no texto âncora dos links. O texto âncora é a sequência interativa de caracteres visíveis em um link.
Os compradores on-line podem clicar em qualquer parte do texto âncora de um link, o que os direcionará para uma nova página.
Todos os tipos de links de texto podem ter texto âncora. Se você estiver criando um link para uma página de produto específica, tente incluir o nome do produto no texto âncora do link. Seja um link externo ou um link interno, ele incentivará as classificações do mecanismo de pesquisa para o nome do produto incluído.
Incluir nomes de produtos no texto âncora é uma maneira fácil de classificá-los.
- Incorporar marcação de dados estruturados
Outra dica para ranquear os nomes dos produtos é incorporar a marcação de dados estruturados.Essas marcações são usadas para fornecer informações específicas sobre as páginas. Você pode incorporar marcação de dados estruturdos nas páginas do produto. Contanto que você use as propriedades corretas, a marcação de esquema pode ajudá-lo a ranquear os nomes dos produtos.
Há um tipo especial de marcação de dados estruturados para produtos. Suas características de implementação são encontradas da base de dados estruturados do Google, ele suporta dezenas de propriedades, uma das quais é a propriedade name. Você pode usar esta propriedade para mencionar nomes de produtos.
Ao otimizar páginas de produtos, use a marcação de esquema com a propriedade name para transmitir nomes de produtos.
Com a propriedade name, as páginas de produtos são qualificadas para pesquisas aprimoradas no Google. Os resultados aprimorados são listagens orgânicas que mostra o resultado de uma página que contenham essas marcações de forma diferenciada das demais páginas exibidas no mesmo resultado da consulta do usuário.
Eles ainda apresentam todas as mesmas informações que as listagens padrão, como um título e uma descrição, mas são aprimorados com informações adicionais na forma de marcação de dados estruturados. As pesquisas aprimoradas podem incluir outras propriedades do produto.
Você deve usar, no entanto, a propriedade name e a propriedade review ou rating para aparecer em pesquisas aprimoradas.
Considerações finais
Os nomes dos produtos são um dos tipos mais valiosos de palavras-chave de SEO para e-commerce. Eles indicam um desejo de aprender mais sobre um produto ou comprá-lo.
Criar URLs com nomes de produtos, otimizar fotos de produtos, incluí-los no início das meta tags de título, enfatizá-los nas descrições, adicioná-los no texto âncora e incorporar a marcação de dados estruturados pode ajudá-lo a ranquear no Google e outros buscadores pelo nomes dos produtos.
E ai gostou das dicas, implemente hoje mesmo e conte os resultados nos comentários, ajude outras pessoas a venderem mais através do tráfego orgânico.